domingo, 18 de maio de 2014

Claddagh ring


Ainda não contei aqui, mas sou apaixonada pela cultura irlandesa, então o post de hoje é sobre uma das minhas histórias favoritas: O Claddagh ring.
 
Há mais de trezentos anos, um jovem chamado Richard Joyce vivia em Claddagh, Galway, cidade pesqueira do oeste irlandês. Na semana em que se casaria com seu verdadeiro amor, Joyce foi trabalhar em um navio pesqueiro.
 
Piratas capturaram o navio e venderam os tripulantes como escravos, dessa forma, Richard passou a trabalhar para um ourives turco. Durante os anos como escravo, aperfeiçoou a arte de fazer joias, ganhando o respeito de seu mestre.

Quando o rei William III negociou a liberdade dos escravos em 1689, o turco ofereceu a mão de sua filha à Richard, que recusou, pois nunca esqueceu o amor que deixou na Irlanda e, como promessa de que retornaria, fez o anel Claddagh. Finalmente livre, voltou para sua cidade natal, onde pôde cumprir sua promessa e pedir a mão de sua amada com o anel.


Grande parte dos historiadores acredita que a lenda de Joyce é a verdadeira origem do Claddagh ring, já que os primeiros exemplares de Claddagh encontrados são de 300 anos atrás e tem as iniciais R.J.
 
A história bastante difundida na Irlanda, onde o Claddagh ring é bastante usado, seja como presente ou aliança, passando de pai para filho e de mãe para filha, como tradição familiar.
 

O anel, cheio de simbolismos, é uma peça de joalheira tradicional irlandesa composto por duas mãos segurando um coração coroado. As mãos representam a amizade, o coração representa o amor e a coroa, a lealdade sem fim. Lindo, não?
 
E não acaba por aí: é possível saber o status de relacionamento de quem usa apenas pela posição do anel.
  • Anel na mão direita com a coroa voltada para dentro significa que o usuário está livre e desimpedido.
  • Anel na mão direita com a coroa para fora representa comprometimento com alguém.
  • Anel na mão esquerda com a coroa voltada para fora mostra que o usuário tem um amor sem fim e é correspondido.
No filme Leap Year, a personagem de Amy Adam ganha um Claddagh
Encontrei algumas lojas com preços bem em conta. Então quem se interessou pode comprar aqui e aqui.

Depois de muito enrolar, vou comprar o meu! Depois mostro aqui :D


Postado por Garota B.

Um comentário:

Urbano e Retrô disse...

Lindos anéis, adorei todos!

Bjux, Jell & Marcelo
www.urbanoeretro.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...